No coração do Brasil rural, o Projeto Paisagens Nutritivas desenvolve sua missão: avaliar e potencializar os benefícios nutricionais e de segurança alimentar dos Sistemas Agroflorestais. Com foco principal no município de Tomé-Açu, no nordeste do estado do Pará, este projeto do CIFOR-ICRAF, financiado pela Salesforce, busca integrar a nutrição de qualidade ao desenvolvimento agrícola, particularmente em projetos agroflorestais em áreas rurais.
Aproximadamente 2,4 bilhões de pessoas em todo o mundo não tinham acesso regular a alimentos adequados em 2022, com 30% da população mundial, especialmente mulheres e moradores de zonas rurais, enfrentando insegurança alimentar moderada a grave, de acordo com o relatório The State of Food Security and Nutrition in the World 2023 , da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Paisagens Nutritivas aposta na otimização de Sistemas Agroflorestais já diversificados, visando potencializar uma produção ainda mais variada, tanto para autoconsumo das populações rurais como para abastecimento do mercado local. Ao envolver diversos agricultores e parceiros, o projeto explora como os sistemas agroflorestais podem ser geridos para produzir uma gama mais ampla de produtos, promovendo mais diversidade em termos de consumo de alimentos, particularmente frutas e hortaliças, para melhoramento da nutrição e ao mesmo tempo sustentando os mercados locais.
Capacitando Comunidades Rurais
Em novembro de 2023, a equipe de pesquisa do CIFOR-ICRAF Brasil organizou dois workshops em Tomé-Açu. Essas sessões envolveram diálogos com agricultores familiares, explorando o papel dos sistemas agroflorestais na promoção de uma alimentação saudável. Os agricultores receberam informações e orientações valiosas sobre nutrição, dietas equilibradas e práticas agrícolas sustentáveis. As oficinas envolveram uma maioria de mulheres, esposas de agricultores, e os próprios agricultores, mostrando o potencial da abordagem para tornar as decisões a nível da fazenda ou da unidade agrícola mais inclusivas em termos de gênero, especialmente quando se trata de levar em conta os aspectos de alimentação e nutrição. As discussões incluíram as contribuições potenciais dos sistemas agroflorestais para a segurança alimentar e a soberania das famílias, e a análise do desempenho nutricional de vários arranjos agroflorestais.
As oficinas fizeram parte das atividades preliminares do estudo, com resultados previstos para publicação no segundo semestre de 2024. A próxima fase envolve visitas de campo, onde a equipe de pesquisa fará levantamentos para avaliar o perfil nutricional e a situação alimentar dos agricultores familiares, de 14 a 49 anos, nos municípios-alvo do nordeste paraense. Esse trabalho é importante por estar baseado no melhor conhecimento e nas demandas alimentares e nutricionais locais. Ao mesmo tempo, é bastante desafiador, pois lida com aspectos comportamentais e culturais da alimentação local e a influência do consumo de produtos ultraprocessados nesse contexto agroalimentar.
“Desenvolve-se um cenário paradoxal quando os agricultores, apesar de terem acesso a produtos de qualidade, trocam os seus produtos por alternativas ultraprocessadas e com baixo teor de nutrientes, agravando problemas de saúde como diabetes, hipertensão e obesidade. Esta mudança desafia a noção de melhoria da nutrição nas regiões rurais, e os sistemas agroflorestais têm muito que contribuir”, afirma Vincent Gitz, Diretor do CIFOR-ICRAF para a América Latina.
Iniciativas como o Paisagens Nutritivas desempenham um papel fundamental na resposta aos desafios da soberania alimentar e nutricional das populações rurais. Ao abordar questões relacionadas com o consumo de alimentos processados e promover a expansão de árvores frutíferas em paisagens agrícolas, estas ações contribuem positivamente tanto para a saúde nutricional regional como para a adaptação e a mitigação às mudanças climáticas.
O projeto piloto Paisagens Nutritivas no Brasil é apoiado pela Salesforce.
Para mais informações sobre o projeto, contatar Vincent Gitz, V.Gitz@cifor-icraf.org
We want you to share Forests News content, which is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). This means you are free to redistribute our material for non-commercial purposes. All we ask is that you give Forests News appropriate credit and link to the original Forests News content, indicate if changes were made, and distribute your contributions under the same Creative Commons license. You must notify Forests News if you repost, reprint or reuse our materials by contacting forestsnews@cifor-icraf.org.