Como as árvores podem ajudar a nos proteger em caso de inundações severas?

Cinco motivos para considerar as árvores como aliadas diante de eventos climáticos
Shares
0
Um rio próximo à borda da Floresta Sudoeste de Mau. Patrick Sheperd/CIFOR

Related stories

Em grande parte da África Oriental –incluindo Quênia, Tanzânia e Ruanda– e no sul do Brasil, as enchentes causadas por chuvas excepcionalmente fortes devastaram casas e comunidades, com resultados devastadores.  

Essas enchentes sem precedentes, relatadas por notícias de todo o mundo, estão desalojando milhares de famílias e causando centenas de perdas de vidas, casas, pontes e outras infraestruturas, deixando graves crises humanitárias em seu rastro.  

Infelizmente, esse quadro é um prenúncio sombrio de um futuro cada vez mais próximo. A mudança climática aumenta a probabilidade de eventos extremos de chuva, que provocam inundações, afetando especialmente as populações localizadas em planícies de inundação que não possuem infraestrutura de drenagem adequada.  

O planejamento proativo, baseado em sistemas naturais, pode ajudar a lidar com as inundações. As árvores, por exemplo, podem ser poderosas aliadas na prevenção de enchentes pelos seguintes motivos: 

  • As árvores reduzem a velocidade do fluxo de água  

As árvores agem como um guarda-chuva, interceptando a chuva em suas folhas. Isso retarda o fluxo de água que chega ao solo, reduzindo o risco de inundações repentinas causadas pelo transbordamento de cursos d’água. O atraso também permite que parte da água evapore na atmosfera sem atingir o solo.  

  • As árvores absorvem a água da chuva   

As raízes das árvores são esponjas naturais: elas absorvem a água da chuva e a armazenam no solo. Com o passar dos anos, esses sistemas radiculares podem afrouxar ainda mais o solo, reduzindo a compactação e ajudando a água a penetrar mais profundamente no solo. Isso reduz o escoamento superficial e permite que a água se infiltre lentamente, reabastecendo as reservas de água subterrânea.   

  • As árvores evitam a erosão   

Quando a chuva forte atinge o solo descoberto, ela pode causar erosão. Isso leva embora a valiosa camada superficial do solo e aumenta os sedimentos nos cursos de água, piorando as enchentes. Além de diminuir o fluxo de água no solo, conforme explicado, as árvores também mantêm o solo no lugar com suas raízes e o protegem com suas folhas caídas, evitando assim a erosão e mantendo os cursos de água saudáveis.  

  • As árvores são “pontes” sobre águas turbulentas  

À medida que a crise climática se aprofunda e o custo de enfrentá-la aumenta, é animador ver soluções eficientes baseadas na natureza que abordam a mitigação e a adaptação e estão ao alcance de muitas comunidades.   

Como Éliane Ubalijoro, CEO do Centro de Pesquisa Florestal Internacional e Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal (CIFOR-ICRAF), declarou em um artigo de opinião recente, as florestas e as árvores “podem ajudar a acabar com a sequência constante de marcos climáticos com os quais nos acostumamos na última década… [elas] são algumas das mais importantes ‘pontes’ para um futuro climaticamente estável em um planeta habitável.  

  • As árvores são soluções quando são bem planejadas   

Nem todas as árvores são adequadas para todos os locais, e a escolha da espécie e do local é fundamental para maximizar os benefícios da proteção contra inundações e aumentar a probabilidade de sobrevivência das plantações em longo prazo. Por exemplo, o plantio de árvores grandes e pesadas muito perto de cursos d’água pode agravar o risco de inundação, enquanto a escolha de espécies que ofereçam segurança alimentar e benefícios de subsistência, como frutas que podem ser colhidas, pode aumentar as chances de aceitação e proteção local. Portanto, os esquemas de plantio para proteção contra enchentes devem sempre ser feitos em colaboração com as partes interessadas, como prefeituras, organizações da sociedade civil e comunidades locais.  

(Visited 1 times, 1 visits today)
Copyright policy:
We want you to share Forests News content, which is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). This means you are free to redistribute our material for non-commercial purposes. All we ask is that you give Forests News appropriate credit and link to the original Forests News content, indicate if changes were made, and distribute your contributions under the same Creative Commons license. You must notify Forests News if you repost, reprint or reuse our materials by contacting forestsnews@cifor-icraf.org.